SOBRE O PROJETO OUVIR E CONTAR

O ineditismo do Ouvir e Contar rendeu ao Instituto História Viva em 2010 o Selo de Finalista do Prêmio Cultura Viva, uma honraria do Ministério da Cultura concedida às instituições em reconhecimento às boas práticas culturais desenvolvidas em todo o território brasileiro.

O Projeto Ouvir e Contar também foi o projeto base para o

Prêmio Instituto HSBC de Solidariedade – Prêmio Zilda Arns

2011, no qual a gestora e fundadora do Instituto História Viva,

Roseli Bassi, foi contemplada na categoria educação, como ponto de referência para o desenvolvimento da educação no território brasileiro, que é tomado pelo exemplo de Zilda Arns, grande ativista e defensora do direito das crianças.

A criança ao aprender e perceber valores com um idoso ou pessoas que já atingiram uma posição de destaque em sua carreira de vida adquire respeito por essa sabedoria, começando então a prestar a atenção e a admirar o outro de forma humilde e interessada, valorizando a tradição e desejando para si esta experiência de vida enriquecida pelos anos. O ancião ou pessoa inspiradora, por sua vez, ao ensinar, renova seu conhecimento ao percebê-lo através dos olhos infantis, revive as boas lembranças, consolida sua autoestima e faz valer toda a sua trajetória repleta de ensinamentos a oferecer.

No contato entre idosos e jovens verifica-se um enriquecimento mútuo:

  • Os idosos melhoram a atenção, a memória, a saúde e o humor; e os jovens ganham em paciência, em humildade e enriquece a sua cultura. Através dessa troca o conflito pode transformar-se em parceria e a intolerância dar lugar à integração para novos passos mais construtivos.

  • A situação que se espera alcançar é uma melhoria no rendimento escolar das crianças e jovens atendidos, aumento da procura deles a biblioteca, amenizar o ciclo de violência e um enriquecimento de valores em virtude do contato com as experiências de vida dos mais velhos.

Parceiros

EuQuero2018

O projeto é a maior ação social do estado de Goiás, que reúne grupos de solidariedade, associações de diversas patologias, para que todas sejam divulgadas, conhecidas e esclarecidas sobre o diagnóstico assim como onde procurar ajuda. 

O Gotinhas do bem terá um espaço específico no evento, tendo três alas de atuação diferentes: Picassinho (voltada a arte), mão na massa (responsável pelas oficinas manuais) e Pequeno Cientista (referente aos experimentos científicos). 

A 4° edição ocorrerá dia 14 de Outubro no Parque Flamboyant às 16:00h.  

FAÇA PARTE!

Fique por dentro de todas as novidades!

Entre em contato

Entre em contato conosco através deste rápido formulário! Basta preencher os dados e deixar sua mensagem que retornaremos o mais rápido possível. 

ENDEREÇO

Rua 44, 383 - Bairro Independência

Aparecida de Goiânia, GO 74967-310

TELEFONE

(62) 3248-6296

EMAIL

© 2020 por Gotinhas do Bem.